A Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila – FADAVILA está com inscrições abertas para o Curso de Disfunções Dermatológicas Aplicadas à Estética, com carga horária de 180 horas. O curso visa qualificar profissionais para compreender e atuar com conhecimentos inerentes aos tratamentos de disfunções estéticas, desenvolvendo protocolos específicos para o tratamento das mesmas.
O envelhecimento é um processo natural que ocorre no organismo com o passar do tempo e é acelerado por diversos fatores externos. Com o objetivo de oportunizar uma formação qualificada sobre o tema, a FADAVILA desenvolveu o curso de extensão Disfunções Dermatológicas Aplicadas à Estética, que inclui uma abordagem sobre o envelhecimento capilar.
O envelhecimento capilar não se resume apenas ao surgimento de cabelos brancos, mas também pode ocasionar o desgaste e a fragilidade dos fios. O processo de crescimento dos cabelos é dividido em três fases: anágena, catágena e telógena. Quando os folículos pilosos, onde os fios são produzidos, começam a sofrer oxidação celular, afetando o desenvolvimento dos cabelos, ocorre o processo de envelhecimento capilar.
Hábitos prejudiciais aos fios, como o uso excessivo de químicas capilares, a falta de cuidados e a exposição a fatores externos, como radiação solar e poluição, podem acelerar o processo de envelhecimento capilar. Doenças, remédios e estresse também são fatores que contribuem para o surgimento precoce dos sintomas de envelhecimento capilar. Uma alimentação inadequada, pobre em proteínas e vitaminas essenciais, também pode afetar o desenvolvimento dos cabelos e resultar em fios mais finos e frágeis.
Embora não exista um tratamento que impeça o envelhecimento natural dos cabelos, é possível controlar os sintomas do amadurecimento dos fios com a ajuda de tratamentos capilares, como máscaras reconstrutoras que estimulam e preenchem a fibra capilar desgastada. É importante conversar com o cabeleireiro para obter orientações e indicações de uma rotina de cuidados preventivos contra o envelhecimento capilar.
Público Alvo:
Profissionais da estética e cosmética, ou Fisioterapeutas, estudantes e interessados em Disfunções dermatológicas aplicadas à estética.