Apresentação:
O Curso de Especialização Lato Sensu em Direito Educacional da Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila – FADAVILA busca preparar profissionais para atuar nas áreas relacionadas à educação no Brasil, que é responsabilidade da União, estados, Distrito Federal e municípios, conforme determinado pela Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Embora a educação brasileira tenha como patrono o filósofo Paulo Freire, ainda há altos índices de analfabetismo e analfabetismo funcional no país, além de baixos resultados em avaliações internacionais de desempenho escolar. A educação inclusiva é um marco histórico no Brasil, e o direito à educação para todos, incluindo pessoas com deficiência, é garantido pela Constituição. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio e para acessar universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo o maior exame do país e o segundo maior do mundo. O Brasil possui dez das vinte melhores universidades da América Latina.
Educação Básica:
A educação escolar brasileira se divide em vários estágios escolares que compõe a educação básica, dos quais a educação infantil é opcional, o ensino fundamental é obrigatório, e o ensino médio é um direito, e para quem deseje cursar o ensino superior, o último estágio é requisito.
No Brasil, a educação básica tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.
Educação Infantil:
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade principal, segundo a LDB “o desenvolvimento da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos corpo humano, psicólogo, intelecto e social, complementando a ação da família e da comunidade.” Ela é oferecida em creches (para crianças de até três anos de idade) e pré-escolas (para crianças de quatro a cinco anos de idade).
Na etapa da educação infantil a avaliação se faz mediante um acompanhamento e registro do desenvolvimento de cada aluno, sem o objetivo de promoção (até mesmo para a passagem ao ensino fundamental).
Ensino Fundamental:
O ensino fundamental é obrigatório para crianças entre as idades de seis e quatorze anos. Existem nove séries nesse nível de educação. O atual 1º ano em grande medida corresponde à antiga pré-escola do passado, de instituições privadas, e seu objetivo é conseguir a alfabetização. De modo geral, o único requisito para matricular uma criança no 1º ano é de que ela tenha seis anos de idade, mas alguns sistemas educacionais permitem que crianças com menos de seis anos se matriculem no primeiro ano. Os alunos mais velhos que, por alguma razão não tenham completado a sua educação fundamental estão autorizados a participar, embora pessoas com mais de 18 anos fiquem separadas das crianças.
Objetivos:
Ao final do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito Educacional da Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila – FADAVILA, tem por objetivos geral e específicos:
Geral:
Promover um ensino com princípios éticos, conhecimentos teórico-práticos e formação ética e humanística ampla, contribuindo para a democratização do conhecimento, transformando o ser humano e, consequentemente, a sociedade.
Específicos:
I – Planejar a gestão acadêmica, de forma colegiada, ações para a capacitação pedagógica e administrativa, buscando diferenciais competitivos de qualidade.
II – Construir uma Instituição de referência com o espírito de criatividade e inovação, comprometida com o ensino, pesquisa e extensão de excelência.
III – Educar de forma integral e ética, para a atuação humana e profissional.
IV – Estabelecer o diálogo, compartilhando ideias, experiências e valores.
Programa e Metodologia:
Com duração prevista de 15 meses, com carga horária de 372 horas o Curso de Especialização Lato Sensu em Direito Educacional da Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila – FADAVILA consiste em aulas teóricas e práticas, e Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas presenciais serão ministradas atendendo cronograma apresentado com antecedência pela IES. Os alunos serão treinados para a realização de perícia bancária, previdenciária, trabalhista, societária, entre outras relacionadas, será realizado ainda em visitas às Imobiliárias. Eles compreendem o campo de atuação de perícias econômico-financeiras com a utilização de modernos instrumentos.
O processo de ensino e aprendizagem utilizado pela IES é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, o aluno, possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor será responsável pela gestão, acompanhamento, avaliação e motivando do aluno durante às atividades acadêmicas teóricas e práticas. O Curso com todas as avaliações deverão ser disponibilizadas Portal do Aluno da Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila – FADAVILA. Com a apresentação e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob a forma de artigo científico individual ou em dupla, em consonância às normas da ABNT. As atividades acadêmicas do professor e alunos, no material didático que será disponibilizado pela IES e nas atividades avaliativas que ocorrerão em sala de aula em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.