A Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila entende que o curso de Administração, possui características que realçam a sua importância no campo das ciências. Justificando a complementação dos saberes indispensáveis às diversas áreas técnicas, científicas e sociais do conhecimento, tornando os detentores dessa formação peças chave no contexto atual do mercado de trabalho, especialmente no contexto da economia do estado de São Paulo e mais especificamente do Município de Barretos, que vem obtendo acentuado desenvolvimento nos últimos anos, ensejando a demanda por novos postos de trabalho.
Esse crescimento, entretanto, é marcado por fortes contradições sociais. O município de Barretos, ainda carece da oferta de cursos que formem profissionais aptos a ingressar num mercado de trabalho que exige, acima de tudo, flexibilidade, autonomia e facilidade para acessar conhecimentos de diversas áreas. A ausência de perfis profissionais com essas características tem reflexos diretos da má qualificação da mão-de-obra local. Postos de trabalho que exigem maior qualificação geralmente são assumidos por profissionais de outras regiões do estado.
Assim, A Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila, respaldando-se nesses indicadores socioeconômicos e acreditando que a inserção social se fará via educação, procura atender à grande demanda reprimida representada pelos elevadíssimos níveis da concorrência do vestibular nas universidades públicas, optando assim, pelo curso de Administração, com o ideal de proporcionar uma melhor qualificação da mão-de-obra local, além de fazer face à flexibilização exigida pelos novos paradigmas de empregabilidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, reduzindo as disparidades sociais que ora se verificam.
OBJETIVOS DO CURSO
OBJETIVOS GERAIS
O curso de Administração da Faculdade Professor Luiz Mário D’Avila tem como objetivo oferecer aos acadêmicos, formação integral na área de administração, qualificando-os para atuar no mercado de trabalho como empreendedor (empresário) ou como colaborador nas mais diferentes esferas no processo da gestão organizacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) fornecer à sociedade administradores qualificados no processo de desenvolvimento econômico e social e à compreensão adequada da conjuntura nacional e internacional, antenados aos valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
b) desenvolver uma nova concepção da administração, adequada a um novo paradigma de relações sociais, políticas, econômicas e culturais, com profissionais cuja formação humanística e visão global os habilitem as tomadas de decisões no meio a que estão inseridos;
c) relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas mundial, nacionais e regionais;
d) promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma abordagem crítica das estruturas organizacionais, capacitando-os a atuar em equipes multidisciplinares;
e) discutir e promover a compreensão e a necessidade do permanente aperfeiçoamento profissional, incentivando o processo de autocrítica e de transformação, visando ao desenvolvimento da autoconfiança.
f) capacitar administradores por meio de práticas empresariais que privilegiem o Desenvolvimento Sustentável.
PERFIL PROFISSIONAL
Devido à rapidez com que as informações são processadas, ao incremento da tecnologia, ao aumento da competitividade no mercado de atuação das organizações, à evolução da sociedade, assim como as organizações tornando-se cada vez mais complexas, torna-se imperativo que o administrador faça parte desse contexto, como agente de mudanças, buscando, por meio da visão sistêmica, a qualidade nas tomadas de decisões em todos os níveis.
Compete ao administrador a elaboração de projetos, a melhoria e a implantação de sistemas ou subsistemas integrados envolvendo homens, equipamentos e tecnologias, cabendo especificar, prever e avaliar resultados obtidos nestes sistemas, recorrendo aos conhecimentos especializados das Ciências Exatas, Sociais e Administrativas.
Para atender eficientemente este cenário, o administrador deverá ter uma formação de caráter generalista e ser capaz de atuar em todos os setores da atividade gerencial e executiva, em quaisquer situações de trabalho em que houver problemas para a utilização eficiente de recursos humanos e/ou tecnológicos, podendo ser absorvido em pequenas, médias e grandes empresas, assim como, em atividades autônomas.
Sendo assim, o curso de Administração da Faculdade Luiz Mário D’Avila deverá propiciar ao graduando a amplitude de atuação profissional e orientação GENERALISTA requisitada pelo mercado de trabalho.