Finalidade do Curso
O Curso de Letras Português/Inglês da Faculdade Luiz Mário D’Avila é um programa de 4 anos (8 períodos ou semestres) de estudos, projetado para formar professores sólidos em termos de qualidade da produção e construção de conhecimento nas disciplinas específicas da área. Além disso, oferece uma formação pedagógica sólida tanto no campo teórico quanto prático, com significativo contributo das disciplinas complementares. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma parte importante do programa, onde o aluno é incentivado a pesquisar questões pedagógicas. Além disso, o estágio é uma transição importante para o trabalho, com acompanhamento dos professores.
A Faculdade Luiz Mário D’Avila se coloca como um espaço onde se oferece a formação de profissionais de Letras Português/Inglês interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, conscientes de sua inserção na sociedade como profissionais responsáveis e competentes. O objetivo do projeto pedagógico é privilegiar as grandes dimensões de estudos da linguagem, a interculturalidade e a formação de professores críticos, reflexivos e comprometidos com a sociedade. A avaliação constante é fundamental e o projeto é entendido como um processo de construção permanente, vinculado ao Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade Luiz Mário D’Avila.
Objetivos do Curso
O curso tem por objetivo formar professores de Português-Inglês e suas respectivas Literaturas, com vistas ao desenvolvimento dos estudos e das ciências da linguagem e da iniciação à pesquisa, por meio de uma formação ético-humanista, considerando a realidade social, econômica, cultural e psicológica de seu meio de atuação.
O licenciado em Letras Português/Inglês formado pela FADAVILA deverá ser capaz de:
- Desenvolver um repertório de conhecimentos específicos da docência, possibilitando a construção de referenciais teórico-metodológicos que fundamentem e instrumentalizem o docente no exercício da profissão;
- Desenvolver competências, habilidades, atitudes e valores nas distintas situações, níveis e modalidades de ensino como base para a atuação pedagógica em espaços e contextos escolares e não-escolares;
- Contribuir para a compreensão da gestão democrática e do trabalho coletivo como base para a organização do trabalho pedagógico em contextos educativos escolares e não-escolares;
- Desenvolver atividades e práticas relacionadas à produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional nos níveis local, regional, nacional;
- Propiciar práticas de pesquisa que possibilitem a reflexão e a produção de conhecimentos na área de educação;
- Articular teoria e prática, como modo de resgatar a práxis da ação educativa, compreendendo-a enquanto elemento inerente ao trabalho pedagógico;
- Favorecer o desenvolvimento do compromisso social, ético, político e técnico do profissional da educação, voltado à formação humana, e referenciado na concepção sócio histórica da educação.
Atuação do Profissional
O Licenciado em Letras pode exercer ainda as seguintes funções:
- Docente em escolas da rede pública;
- Docente em escolas das redes particular e municipal;
Objetiva a formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes instituições (públicas, privadas), em diferentes locais (formais, não-formais), diferentes turnos, tendo como referência um aluno concreto.
Nessa perspectiva, procura atender às novas demandas da sociedade contemporânea que, ao mesmo tempo em que proclama o valor da educação e alarga o conceito de Educação Básica, faz novas exigências para o profissional professor, que se deseja tenha como fundamento de seu perfil princípios político-democráticos, éticos e estéticos, a orientar a formação básica científica, voltada para as diferentes áreas do saber e a formação didático-metodológica.